9 passos para alcançar qualquer objetivo

9 passos para alcançar qualquer objetivo

 

Confira 9 diretrizes que o ajudarão nesta busca pela posse de suas ações, decisões, sucessos e fracassos e, principalmente, fazer com que o jogo comece a virar

 
Com toda certeza, você se lembra da Dorothy, do Espantalho, do Homem de Lata e do Leão Covarde do filme O Mágico de Oz, de 1939, baseado no romance infantil de L. Frank Baum. Um tornado tira Dorothy de sua fazenda no Kansas e a joga em um estranho mundo de fantasia. O Espantalho vive uma vida estagnada em meio a milhos e corvos porque seu criador esqueceu-se de dar-lhe um cérebro. O Homem de Lata, enferrujado, incapaz de agir sem coração. E o adorável Leão Covarde? Ele não tem coragem e coragem, e, sem coragem, vive uma vida medíocre, muito abaixo do seu potencial.
 
Os personagens do romance se sentem vítimas das circunstâncias e de suas deficiências e, acreditando que não podem mudar as coisas sozinhos, partem para a Terra de Oz, na esperança de encontrar um bruxo todo-poderoso que resolva todos os problemas de suas vidas.
 
A mensagem tem um princípio simples: não deixe que suas circunstâncias definam quem você é e, principalmente, até onde você consegue chegar. Não podemos confiar nossa historia ao acaso ou a nenhuma varinha mágica.
 
Abaixo separei 9 diretrizes que o ajudarão nesta busca pela posse de suas ações, decisões, sucessos e fracassos e, principalmente, fazer com que o jogo comece a virar.
 
1. Faça uma lista
 
Para alcançar seus objetivos, primeiro você terá que determinar exatamente quais eles são. Lembre-se: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Não deixe que este processo o domine - confie no instinto. Coloque todos os seus objetivos no papel sem se preocupar com o quão difícil será alcançá-los. Depois de todos os seus objetivos postos no papel, é hora de fazer um debate interno de quais ações serão necessárias para alcança-los. Você verá que aparecerão novos hábitos, novas estratégias, novas atitudes. É essa parte da lista que mais importa e, faça o que fizer, não coloque sua lista em uma gaveta qualquer, deixe em algum local para consulta-la regularmente.
 
2. Diga não às distrações
 
Você pode ser muito organizado e sua mesa pode até parecer uma foto do Pinterest, mas se você não conseguir eliminar outras distrações, isso não adiantará nada. Mídias sociais, problemas externos, telefonemas constantes e sem propósitos de amigos e familiares e compromissos pessoais são as principais distrações que alguém com meta e objetivo traçado pode ter. Defina um cronograma para você e cumpra-o, mesmo que não haja ninguém para supervisioná-lo. Se você quer ganhar como o melhor profissional, comece sendo só profissional.
 
3. Pare de procrastinar
 
Eu sei que existem tarefas que nós vamos deixando por último. O check list vai aumentando e elas continuam lá. Embora a procrastinação possa parecer inevitável. Se começou, termine. A autodisciplina é imprescindível para o sucesso e alcance de nossos objetivos.
 
4. Assuma a bronca
 
É bastante comum ouvir pessoas atribuírem seu fracasso a motivos que lhes são externos: famílias, governos, instituições, etc. Essa transferência de responsabilidade, justificativa mal dada para nossos fracassos, é um pacto de mediocridade para dar respostas a uma vida sem brilho, sem projetos, sem realização. Não seja este cara. Errou, assume a bronca e recomeça. Por que este item faz parte da lista? Porque não há objetivo conquistado sem tropeços e, se você não assumir seus próprios erros não entenderá como eles aconteceram e, principalmente, não mudará.
 
5. Seja proativo
 
Todos nós temos objetivos de vida e normalmente são aqueles que sonhamos que aconteçam “um dia”. Sem pressa. Sem planejamento. Esse pensamento precisa mudar se você quiser que as coisas aconteçam. Pare de perder tempo e sonhar. Transforme seus sonhos em planos. Quem quer chegar lá, precisa agir. Eu divido minhas metas em três etapas: Ser, Ter e Fazer. Quem eu quero ser, o que eu quero ter e, o principal, o que eu tenho que fazer para chegar lá.
 
6. Desafie a gravidade
 
A gravidade é a força que atrai dois corpos um para o outro. Por causa dela, maçãs caem em direção ao solo, e os planetas do nosso sistema orbitam o sol. Quanto maior a massa de um objeto, mais forte sua atração gravitacional. Assim também acontece conosco. Quanto maior você estiver, mais próximo de seus objetivos, maiores serão os obstáculos e problemas. Não desista. Desafie a gravidade e encare seus problemas de frente.
 
7. Pare com o MiMiMi
 
Todo mundo conhece alguém que está sempre se queixando de tudo, assumindo um papel de pessoa prejudicada, ferida, insatisfeita, que costuma culpar o mundo ou os outros, mas que pouco faz para sair desse poço escuro. Soa familiar? Pode ser você mesmo esta pessoa. Pare com essa postura de “nada dá certo comigo”, “tenho azar”, “não consigo” e afins. Faça um exercício comigo. Durante 07 dias, não reclame de nada. De nada. Nem do sol, nem da chuva, nem do trânsito, nem de nada ou ninguém. Faça o oposto. Sempre que algo te afligir, agradeça. Sim, parece loucura, mas, simplesmente, diga “obrigado”. Você vai ver sua vida melhorar 100%. Ao queixar-se das coisas, permanecemos em um estado de preocupação e de emoções negativas (ressentimentos, desejos, angústias) e, muitas vezes não enxergamos as coisas boas que acontecem.
 
8. Seja uma versão melhor de você
 
Pense em quem você quer ser. Como essa nova e melhorada versão de você mesmo irá agir? Como você vai pensar, falar e viver? Comece a se vestir melhor, se portar como profissional, falar como tal. Mude sua postura. Olhe os outros nos olhos e ouça o que eles dizem, em vez de olhar para a distância ou deixar sua mente vagar. Seja deliberado sobre as palavras que você usa. Se você puder aprender com os outros, causar uma boa impressão e se disciplinar para mostrar ao mundo suas verdadeiras aspirações, o sucesso será muito mais provável.
 
9. Creia
 
De quantos nãos você é feito? Não importa quantos “nãos” você receba, creia em você. Quantos exemplos você tem de pessoas que receberam muito mais negativas que você e conquistaram o mundo? Colonel Harland Sanders, do KFC, Jack Ma, do Alibaba, Matsushita, da Panasonic, e tantos outros. A lista não termina. O ator Jim Carrey cresceu tão pobre que, em certa ocasião, seu pai perdeu o emprego e foram morar em uma Van. Ele conta que, no início de sua carreira, enquanto dirigia seu carro velho a caminho de Los Angeles, pegou seu talão de cheques e fez um cheque de U$ 10 milhões. Escreveu no canhoto "Por prestação de serviços prestados" e guardou em sua carteira. Naquele momento, Jim definiu uma meta inimaginável naquele momento, mas ele acreditou que era possível. Nos próximos cinco anos, o ator conquistou fama mundial e, no auge de sua carreira, seu salário chegou a U$ 20 milhões por filme. Não é papo de guru. Entenda uma coisa: Você tem o direito, a capacidade e até a obrigação de criar sua própria melhor realidade. Acredite.
 
 A ideia é ajuda-lo a se mexer para que as coisas comecem a acontecer. Levanta e anda. A vida está passando enquanto você está aí jogado no sofá mexendo no celular. 
 
 
 

 

Fonte: Administradores.com.br - 01/08/2018. 

 

voltar