Networking: Confira 5 dicas simples para entrar com pé direito no mercado profissional

Networking: Confira 5 dicas simples para entrar com pé direito no mercado profissional

 

Networking nada mais é do que uma rede de relacionamento que você cria

 
Fazer Networking parece, muitas vezes, uma das maiores dificuldades para qualquer pessoa e carreira profissional. Mas o que realmente significa esse termo tão falado e o que o torna tão complexo?
 
Networking nada mais é do que uma rede de relacionamento que você cria. Ele não é complicado de se entender, mas pode ser um desafio para ser colocado em prática, principalmente para quem está começando sua jornada no mercado de trabalho.
 
Desta forma, selecionamos aqui 5 dicas para que você mantenha um bom network, mesmo que esteja no início da sua carreira profissional. Confira!
 
1- Saiba Exatamente o Que Pretende Fazer
 
O primeiro passo é definir sobre o que falar, antes de saber com quem falar. Pois para se ter um Networking eficiente, é necessário observar o que você pretende fazer na sua carreira profissional.
 
Certamente que é muito importante manter contato com pessoas diversas, independente se estas estão dentro ou fora da sua área de atuação. Mas é necessário ter um rumo para que você mantenha contato com pessoas inspiradoras no seu campo profissional. Com o tempo, isso poderá transformar você em uma autoridade no assunto de seu segmento.
 
2- Conecte-se Com Quem Você Já Conhece
 
Começar por amigos, colegas e familiares é uma das principais dicas para que você consiga se habituar de maneira mais fácil. Assim, tudo será mais simples, tanto a interação em si quanto a sua manutenção. Peça ajuda para criar contatos, solicite dicas sobre o que eles fazem e muito mais. Aproxime-se de quem demonstra ser bem-sucedido e não tenha vergonha, isto é, não hesite em pedir conselhos.
 
Colegas de faculdade e professores são um ótimo começo. Afinal, eles estão no mesmo universo acadêmico que você, ou pelo menos possuem interesses em comum. Sem dúvidas, será mais fácil contar com o auxílio dessas pessoas ao pedir ajuda em relação a materiais e eventos sobre determinado campo profissional.
 
3- Acompanhe Eventos Voltados ao Seu Campo Profissional
 
Para que você não fique apenas no seu círculo social habitual, e de certa forma, possa aumentar o seu networking, o ideal é ser frequente, dentro do possível, em eventos na área da sua possível carreira profissional. Mesmo ainda não estando no mercado, ao participar de palestras, cursos, eventos e outros, seu nome começará a ficar conhecido e, assim, será até mais fácil entrar em alguma empresa ou atuar no ramo.
 
Você também conseguirá ver como funciona uma rede de contatos e o relacionamento das pessoas da sua área de interesse e como elas lidam com outros especialistas no mercado. O importante é estar atento a tudo, a fim de absorver todas essas experiências.
 
4- Mantenha Seu Networking Ativo
 
Para que seu Networking não morra, é importante tentar, porém sem exageros, manter um contato minimamente frequente. Bata aquele papo mais informal, deixe que as pessoas o conheçam tanto de maneira profissional quanto casual.
 
Caso contrário, pode parecer que você está agindo apenas por interesse, e isso pode estragar qualquer tipo de relacionamento profissional e pessoal. De todo modo, manter um contato mais frequente pode fazer com que surjam amizades muito boas para todos os segmentos da sua vida.
 
5- Não Tenha Medo!
 
Por fim, deixe a timidez de lado e arrisque-se sempre. Não tenha vergonha de abordar uma pessoa importante e pedir o seu cartão de visitas, por exemplo. E, em momento algum tenha receio de entregar o seu também.
 
Lembre-se, pessoas e contatos para se criar uma boa rede de contatos jamais cairá do céu. Dedique-se a ser um bom profissional desde seus primeiros passos e tudo tenderá a fluir naturalmente.
 
 
 
 
Fonte: Administradores.com.br - 09/03/2018
voltar