Seleção de trainee: como se vestir
Seleção de trainee: como se vestir
 
 
Motivo de ansiedade para alguns candidatos, especialistas indicam como adequar seu estilo ao processo de seleção de trainee
 
Nervosismo e ansiedade são sentimentos recorrentes durante as etapas presenciais de um processo de seleção de trainees. Os candidatos encontrarão com os concorrentes e com os possíveis chefes. Por isso, o cuidado com a aparência tem que ser pensado assim como a preparação para a dinâmica em grupo.
 
Para Bruna Dias, gerente da Cia de Talentos Carreira, o mais importante é o candidato se sentir à vontade. Ela afirma que apesar de não ser um critério de desempate ou de eliminação, a maneira como ele se veste faz parte sim do conjunto da avaliação.
 
“Lembro de um candidato que chegou de tênis, meião de futebol, short e camisa. Parecia que as roupas não eram dele. Ele teve um desempenho impressionante e descobrimos depois que ele teve um imprevisto e como veio do interior, pegou roupas emprestadas de um amigo”, explica Bruna. Conclusão, ele foi aprovado nessa etapa.
 
Renata Mello, especialista em etiqueta profissional e consultora de imagem, ressalta que, às vezes, não há mais chances de mudar a primeira impressão que a pessoa teve de você. Por isso, vale a pena gastar um pouco de tempo para preparar o que irá vestir no dia.
 
De acordo com as especialistas, a escolha das peças depende do perfil da empresa. Além da pesquisa básica, tentar o contato com pessoas que trabalham lá é uma opção. Para Bruna, se você não conseguir nenhuma pista sobre o que vestir, em último caso vale até uma ligação para a empresa.
 
Confira abaixo recomendações das especialistas:
 
Homens
 
Calça e camisa social. “Se a empresa for um banco, por exemplo, o candidato pode até ir de terno. Caso esteja formal demais, é só se adequar tirando a gravata e o paletó”, explica Bruna.
 
Se a empresa tem o perfil mais descolado, calça jeans num tom mais escuro, sapato ou sapatênis e camisa (de manga comprida) de cor clara são as dicas da Renata.
 
Para as especialistas, o cuidado tem que se estender para outros pontos: a barba tem que estar feita e o cabelo não pode estar desarrumado.
 
Mulheres
 
Especialistas recomendam o uso de vestido, saia com camisa ou uma calça social com camisa e sapatos fechados. As cores devem ser neutras e nada de brilho.
 
Decotes, transparências, minissaias são proibidos. “Não é uma produção para uma festa, saltos muito finos e altos são inadequados nessas ocasiões”, afirma Bruna.
 
O cuidado na hora de escolher os acessórios também é importante. Brincos ou pulseiras que possam fazer barulho distraem e incomodam as pessoas. Uma maquiagem leve não deve ser dispensada. Também é bom prestar atenção nas unhas: esmalte descascado chama a atenção.
 
 
 
 
Fonte: Exame.com – 28/06/2017 
voltar